Rio de Janeiro, 16 de abril, 2024 - Edição nº 1.363
 
 


Colunistas

Carlos Trigueiro
SÍNDROME DO REAJUSTÁVEL
O Brasil de hoje vive sob o signo do "reajustável". Tudo se tornou elástico, flexível, modelável, fugidio e efêmero. Desfigurou-se o conceito de precisão. A procura da certeza e exatidão desperta pouco interesse. Vale o aproximado. Vige o mais ou menos.

Antonio Nahud
AS SOMBRAS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO A LUZ
Seus casos amorosos, banais e muitas vezes ridículos, não iam além de alguns encontros, noitadas por vezes divertidas e nomes esquecidos com o passar dos dias. Garibaldi programara-se desde jovem para fisgar o par ideal, terminar os seus dias numa...

Enéas Athanázio
AMAZÔNIA: QUANDO AS BORBOLETAS DESAPARECEM
Nos meus dias de estudante a Amazônia constituía motivo de orgulho e objeto de intensa curiosidade. Em nossas mentes estava o sentimento subjacente de que tínhamos algo único e inigualável, a ser tratado como símbolo da própria pátria.

Artur da Távola
RESPOSTA À SUA CARTA
A você que me escreveu na suposição de que sou melhor do que sou porque escrevo textos com os quais tem afinidade profunda, desejo dizer-lhe o seguinte: Não exija muito de mim. Nem me creia melhor do que sou. Conhecer é "desilusionar"...

Pedro Franco
Nem tanto ao mar

Ou à terra. E me veio à lembrança artigo, onde novelista avisava que agora escreveria sobre babás e não mais sobre princesas. Tudo bem. Genericamente não esqueçam as histórias de princesas e até de príncipes encantados.

Milton Ximenes
PARE DE TOMAR A PÍLULA, RAPAZ!
Doutor, eu posso trocar o cloridrato de bupropiona pelo cloridrato de sertralina? E a silimarina e racemetionina vão fazer efeito imediato? E a diosmina e a hesperidina são para tomar logo? E o alopurinol, só à noite? E o colecalciferol, uma vez por semana?

Irene Serra
EGOCÊNTRICOS DAS LETRAS
Já imaginou se chega aqui uma outra pessoa pedindo esta mesma revista, mas quer levar somente a página do Quinzinho, o irmão? Você, certamente, gostaria que ela também lesse o que seu primo escreveu e até acabariam trocando ideias. Pense nisso!

Bruno Kampel
IPANEMA
Mais que da Ipanema dos 80 (eu já estava no exílio) sinto saudade da dos 60 e 70. Sim, do boliche ao lado da Igreja Nossa Senhora da Paz. Dos chopinhos do Castelinho. Dos baratos nas boates nada baratas. Das corridas de submarinos no Arpoador.

Odete Ronchi Baltazar
QUINTAFEIRANDO
Já notaram que o sol está mudando da posição verão e indo para a posição do outono? Nesta época ele vai em direção ao norte e começa a entrar pela janela do meu quarto, pela varanda da frente e se mete pela cozinha adentro.

Viegas Fernandes da Costa
SENHORA 'M'

Naquela laboriosa cidadezinha existe uma pequena indústria têxtil. Apenas mais uma pequena indústria têxtil dentre tantas pequenas indústrias têxteis em uma cidade laboriosa de empresários justos e honestos.

Ronaldo Werneck
Affonso Romano sobre RW: O mundo é macio e perigoso
O cineasta “gaúcho-carioca” Murillo Azevedo, está iniciando as filmagens de um documentário sobre minha trajetória de 80 anos de vida e mais de 60 de literatura.

Frei Betto
TOMAR A BÍBLIA AO PÉ DA LETRA
Antes de fazer da frase bandeira de minhas convicções, um mínimo de honestidade intelectual exige que eu pergunte qual o sentido na narrativa, o que o autor quer dizer, qual o significado das palavras.