Rio de Janeiro, 16 de maio 2022 - Edição nº 1.272
 
 


Colunistas

Pedro Franco
O politicamente correto

Quando algo nos incomoda, há que se estudar bem o incômodo e vou logo a exemplo. Que personagem, que tanto fez rir, do Chico Anysio, sairia incólume do julgamento politicamente correto? Andei perpassando olhos sobre a galeria dos seus hilários tipos e julgo que os do politicamente correto cassariam os mesmos e sem exceções.

Carlos Trigueiro
INTERLÚDIO
Estou sempre desfrutando meu tempo, embora pelo tempo seja também consumido. E alguém foge ao tempo que sempre passa? Acho que o tempo é uma das máscaras divinas. Grande ou pequena, microscópica ou estelar. Está em toda parte e ninguém vê. Às vezes, também acho que Deus criou o tempo feito um brinquedo em momento de distração.

Enéas Athanázio
MESTRE GRAÇA NA VISÃO ALHEIA
O crítico M. Paulo Nunes foi grande conhecedor do chamado romance documental de 1930. Conhecia cada um dos expoentes dessa fase, suas obras e suas biografias. Nutria especial admiração por Graciliano Ramos sobre quem muito escreveu e a cuja obra dedicou o livro “A Lição de Graciliano Ramos” (Livraria e Editora Corisco – Teresina – 2003) no qual...

Ronaldo Werneck
ROBERTO KIMURA SESSENTÃO: ABRE A CORTINA DO PASSADO
Meu grande amigo, o cantor e compositor Roberto Kimura acaba de fazer 60 anos. Moramos juntos nos anos 1980 em Copacabana, tempos de muitas festas, festivos que éramos, sempre com a presença de amigos, amigas e principalmente cantoras,...

Milton Ximenes
PARE DE TOMAR A PÍLULA, RAPAZ!
Depois, os enfermeiros do colégio interno e do exército abusavam das suas atribuições, as receitavam-na até para... amenizarem as pancadas dolorosas no nosso corpo, e... possibilidades (remotas) de fraturas! Bom, negócio seguinte: eu só as utilizava nos momentos mesmo das emergências!

Antonio Nahud
O NÓ MISTERIOSO DAS COISAS
A literatura e o prazer de verão são parte de uma das condições mais eficazes, mais íntimas, mais simples para se atingir a felicidade. Foi num verão, aos oito anos de idade, quando minha alma era confundida e inocente, que me escondi a devorar "Alice no país das maravilhas" de Lewis Carroll, como...

Sheila Sacks
Perto da natureza: parques nacionais atraem 17 milhões de visitantes

O ecoturismo cresceu no país no ano passado superando o período de antes da pandemia que teve o seu pico, em 2019, quando 15,3 milhões de turistas visitaram unidades nacionais de conservação. Em 2021, esse número aumentou para 17 milhões.

Viegas Fernandes da Costa
ENQUANTO GODOT NÃO CHEGA... (2)
...estive passeando, tal qual um flaneur em Paris, pelos corredores estreitos do depósito da biblioteca onde trabalho. Andar por esses corredores lembra um pouco o andarilhar por entre as lápides de um cemitério antigo, em tarde de domingo.

Paulo Jota
UM CERTO PRIMO
Naquele dia, quando o expediente deu-se por encerrado na prefeitura, João Modesto fez o mesmo trajeto de costume até a sua casa. Passou pelo jardim e notou que a sua mulher ainda não havia colocado água nas flores. Foi o sinal que lhe confirmou a presença de Arturzinho em sua casa.