Rio de Janeiro, 16 de maio 2025 - Edição nº 1.417
 
 


Colunistas

Luiz Carlos Amorim
INVERNO DE FLORES E CORES

Estamos no outono, mas o frio acabou de chegar. Aquele tempinho bom de colocar uma roupa mais quente, fazer pão em casa e deixar aquele cheirinho delicioso tomar a casa inteira, junto com o cheiro do café feito na hora,...

Carlos Trigueiro
BARRIGAS
De “Barriga” pra cá e pra lá, não é novidade ouvir alguém dizer que sentiu cãibra na “barriga da perna”, ou que fulana está com “barriga de seis meses”, ou que fulano está com a “barriga no espinhaço” de tão magro.

Pedro Franco
“Bandeide’ no calcanhar

E Elis Regina no rádio da vizinha cantava ”Dois pra ca, dois para lá” de Aldir Blanc e João Bosco. E na música havia um torturante “bandeide’ no calcanhar. E naquela manhã de abril de 2025, vieram antigas lembranças e põe antigo no que se conta.

Milton Ximenes
MISSAS E MISSÕES
Tudo começou em Cuba, onde sedimentou amizades com estrangeiros e outros brasileiros, companheiros naquela viagem de intercâmbio estudantil de solidariedade.

Sheila Sacks
Araguaia, meu amor
Finda a semana, Aniela partiu e o tenente deixou com ela um número de telefone. Esperou semanas, meses, pela ligação. Entretanto, isso jamais ocorreu.

Artur da Távola
Conversa com avós e com todos
Ontem vi um casal de Jacu de Papo Vermelho, ave imensa e arisca, rara, a comer nêsperas verdolengas, antes de amadurecerem. Engolem o caroço e tudo.

Ronaldo Werneck
C de Catawood
...como Adhemar Gonzaga, o criador da produtora carioca Cinédia, denominou um dia Cataguases em carta para Mauro. Na época, com cerca de 16.000 habitantes, a petulante cidadezinha do interior possuía nada menos que...

W.J.Solha
BREVÍSSIMOS ENSAIOS MUITÍSSIMO ILUSTRADOS
Na verdade, as grandes viradas na História da Arte se deram, todas, de uma associação feliz de capital e trabalho, ou de Poder e Gênio. O primeiro exemplo de que me lembro aconteceu cerca de 1350 anos antes da era cristã.

Antonio Nahud
KAZUO ISHIGURO:  "NÃO ENTENDO KAFKA PERFEITAMENTE" 
Seus dois primeiros livros, Pálida Luz nas Colinas (1982) e Um Artista do Mundo Flutuante (1986) foram número um em vendas em seu país, assim como todos os outros.