01/11/2014
Ano 18 - Número 913

ARQUIVO
VIEGAS F. DA COSTA

 

 

Venha nos
visitar no Facebook

Viegas Fernandes da Costa
 

Os melhores professores que tive

 

Viegas Fernandes da Costa - CooJornal


Os melhores professores que tive, aqueles que mais me ensinaram coisas realmente importantes, nunca precisaram humilhar quem quer que fosse. Os professores cuja memória carrego comigo, nos momentos mais improváveis, sempre foram professores, dentro e fora dos muros das escolas, e jamais serviram-me como muro. Um professor muro não deveria ser professor. Meus melhores professores sempre foram pontes, não para a aprovação (meus melhores professores nunca deram muita importância para notas e diários de classe), mas para a passagem e para a dúvida.

Os melhores professores que tive, aqueles que mais me ensinaram coisas realmente importantes, estavam sempre vestidos de humildade, e me olhavam nos olhos. Eles sabiam ouvir, e não me lembro de nenhum dos meus melhores professores impondo-me certezas.

Os melhores professores que tive, aqueles que mais me ensinaram coisas realmente importantes, por vezes apareciam na sala carregados de parafernálias, um peso de dar pena, para nos fazer perceber (a mim e aos meus colegas de classe) a mágica do mundo; outras vezes, vinham apenas carregados de uma palavra que, de tão sincera, enchia-nos de comoção.

Os melhores professores que tive, aqueles que mais me ensinaram coisas realmente importantes, refletiam conosco, e nunca para nós. Sabiam que o diálogo era a chave da sensibilidade, e a sensibilidade a chave do estudo. Estes professores diziam coisas simples, e movimentavam suas mãos como que se dois pássaros sempre prontos para o voo.

Os melhores professores que tive, aqueles que mais me ensinaram coisas realmente importantes, sempre foram poetas, ainda que não o soubessem.



(01 de novembro/2014)
CooJornal nº 913


Viegas Fernandes da Costa é historiador e escritor.
Autor dos livros "Sob a Luz do Farol" (Crônicas, 2005), "De Espantalhos e Pedras Também se Faz um Poema" (Poemas, 2008) e "Pequeno Álbum" (Contos, 2009).
Atualmente leciona História no Instituto Federal de Santa Catarina e é cronista do Jornal de Santa Catarina.
Reside em Blumenau, SC.


Direitos Reservados