|
Tu Bishvat 15 de Shevat

Rabino Kalman Packouz
Dia 15 de Shevát é Tú B’Shevát. Apesar de
desconhecidos pela maioria dos Judeus, existem quatro Rósh HaShanás (Anos Novos)
no calendário Judaico:
1) O primeiro dia do mês Hebreu de Nissán é o Ano
Novo em relação à contagem dos anos no reinado dos Reis de Israel. 2) O
primeiro dia de Elul é o Ano Novo em relação à retirada do dízimo dos animais
(Um em cada dez animais nascidos entre Elul do ano anterior e o início deste
Elul eram doados ao Templo Sagrado). 3) O primeiro dia de Tishrêi é o Ano
Novo para o julgamento dos seres humanos: para a vida ou a morte, riqueza ou
pobreza, doenças ou saúde, bem como para a contagem do Ano Sabático (Shemitá) e
do Ano do Jubileu (Yovêl) para a Terra de Israel. Também a partir deste dia se
conta o período de 3 anos, a partir do plantio de uma árvore frutífera, nos
quais não se pode comer seus frutos (Orlá), bem como para o cálculo dos dízimos
que devem ser retirados das colheitas de grãos e vegetais. 4) O dia 15 de
Shevát é o Ano Novo para as árvores, com referência ao cálculo do dízimo que
seria retirado de suas frutas, em prática na época do Templo Sagrado.
Tú
B’Shevát é um dia festivo porque a Torá louva a Terra de Israel com referência
às frutas de suas árvores, bem como às colheitas de seu solo: “Uma terra de
trigo e cevada e uvas e árvores de figo e romãs; uma terra de oliveiras e mel
(de tâmaras)” (Devarim 8:8). E também: “... e deverão comer e se satisfazer e
abençoar ao Todo-Poderoso, seu D’us, pela boa terra que Ele lhes deu” (Devarim
8:10). O Povo Judeu se alegra com as frutas, com a Terra e com o Todo-Poderoso
que nos deu vida.
O dia de Tú B’Shevát é celebrado comendo-se as diversas
espécies de frutos com as quais a Terra de Israel foi abençoada: tâmaras, romãs,
figos, uvas e azeitonas. Também é celebrada com o plantio de árvores em Israel.
Os cabalistas da cidade de Tsfat (Safed), em Israel, compilaram no século 16
um ‘Seder’ de Tu B’Shevát algo parecido com o Seder de Pessach, com meditações e
explicações sobre as dimensões espirituais das frutas, junto com suas bênçãos,
músicas e seus significados mais profundos. Você pode encontrar tudo isto em
http://www.aish.com/tubshvat/tubshvatdefault/Kabbalistic_Tu_Bshvat_Seder.asp.
O homem é comparado a uma árvore. No livro Pirkei Avót (Ética de Nossos
Antepassados) está escrito o seguinte: “Uma pessoa cuja sabedoria excede seus
bons atos é comparada a uma árvore cujos galhos são numerosos, porém com poucas
raízes. Um vento forte bate e acaba arrancando a árvore de seu lugar.
Entretanto, uma pessoa cujos bons atos excedem sua sabedoria é comparada a uma
árvore com poucos galhos, mas cujas raízes são numerosas. Mesmo se todos os
ventos do mundo a açoitarem, eles não conseguirão movê-la de seu lugar (Pirkei
Avót, capítulo 3, mishná 22)”.
Da mesma maneira que uma árvore necessita
de solo, água, ar e luz solar, assim as pessoas precisam estar espiritualmente
enraizadas e conectadas a uma fonte de nutrição. Água para as árvores, sabedoria
da Torá para nós, como Moisés proclamou: “Possam meus ensinamentos gotejarem
como o orvalho” (Devarim 32:2). Ar para as árvores e espiritualidade para nós,
como declara a Torá: “D’us soprou a vida nas narinas do Homem” (Bereshit 2:7).
Luz solar para as árvores e o calor da amizade e da comunidade para os seres
humanos. O Rabino Shraga Simmons escreveu um belo artigo intitulado "Man is a
Tree" (O Homem é uma Árvore), desenvolvendo mais sobre este tema. A íntegra do
artigo (em inglês) pode ser lida em
http://www.aish.com/tubshvat/tubshvatdefault/Man_Is_a_Tree.asp.
Há muito
mais disponível em nosso site, no endereço
ttp://www.aish.com/tubshvat/tubshvatdefault/default.asp (em inglês) ou
http://www.aish.com/espanol/festividades/tubishvat/default.asp (em espanhol).
Feliz Ano Novo das Árvores a todos!
Enviado e Traduzido por
Gerson Farberas, com permissão do autor.
(RT, fevereiro, 2006)
_____________________
Direção e Editoria
Irene Serra
|