05/10/2012
Ano 16 - Número 807

 

ARQUIVO
PEDRO FRANCO

 

  Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter

Pedro Franco


  Incomoda

 

Pedro Franco - CooJornal

Procurar algo em minha mesa de trabalho. De fato estava uma bagunça e inteiramente desarrumada. Só que sabia que ali estava o que queria. Arrumam. Tudo bonitinho e não acho mais nada.

Faca com a ponta amassada, pois tentaram fazê-la de chave de parafuso. Aposto que na sua cozinha há faca assim.

Políticos demagogos são mais prejudiciais que corruptos. Para corruptos há cadeia, ao menos por enquanto. Salve Ministro Joaquim Barbosa! Já para demagogos há palanques e votos.

Horários eleitorais para vereadores. Falam, gritam, tentam ser diferentes e nada dizem. E as praças ficam imundas.

Generalizações e preconceitos.

Racismo de qualquer espécie.

Quem recorre a chavões batidos, como se tivessem descoberto a pólvora. O chefe preguiçoso diz: “Em time que está ganhando não se mexe”. E perde o jogo, ou a fábrica deixa de ter ótima equipe e se satisfaz com a medíocre, que já deu algum lucro e poderia ter sido mais produtiva. Pode ocorrer o mesmo com países!

Entrevistas com jogadores de futebol. Dizem o óbvio, ainda que em relação ao Português tenham melhorado. Vamos virar no segundo tempo. No gol os jogadores beijam o escudo da camisa. É a décima camisa que vestem. São torcedores do último clube desde pequeninos. Por que um locutor de futebol não inova e homenageia Ary Barroso, tocando a gaitinha a cada gol?

Enterradas no basquete, quando o jogador fica pendurado no aro. Basta a difícil enterrada. Pendurar é provocação.

Determinados salários absurdos. Tanto para mais, quanto para menos. Certos países evoluíram quando cuidaram especialmente da Educação. Parece até campanha de candidato. Saúde e educação.

O valor da maioria das aposentadorias. Parece castigo e em idade onde os gastos são maiores.

Não poder vez por outra sair da rotina, ainda que a considere, se bem administrada, positiva na vida de um ser. Nas épocas de vida ruim a rotina ajuda a segurar as lástimas. E não me venham com a tola frase, homem que é homem não chora! Deve chorar e até com lágrimas de esguicho (lágrimas de esguicho vem do genial tricolor Nelson Rodrigues)

Notícias pseudamente científicas. A internet presta ótimos e péssimos serviços. Na área médica há que ter muito cuidado com o que se lê como verdade absoluta. E cessam-se tratamentos absolutamente necessários.

Alguém tem a palavra em algum lugar. E fala e fala. Para este o som mais lindo do mundo vem das próprias cordas vocais. Menos, menos.

Recebo um livro. Agradeço e vou ler. Não sei quando, pois há livros na frente e atividades da profissão a cumprir. E vêm cobranças. Já leu? Gostou? Que parte destaca?


(05 de outubro/2012)
CooJornal nº 807



Pedro Franco é médico cardiologista,
contista, cronista, autor teatral
pdaf35@gmail.com
Conheça um pouco mais de Pedro Franco


Direitos Reservados