06/03/2021
Ano 24 - Número 1.214




ARQUIVO
MILTON XIMENES

Venha nos
visitar no Facebook

 

Milton Ximenes Lima

 

 

MOÇAS DE POUSADAS

Milton Ximenes Lima - Colunista, CooJornal

Lançado em dezembro de 2020, Moças de Pousadas é o 11º livro de contos do escritor Dr. Pedro Franco, por quem, com muita honra, fui prefaciado no meu livro de contos Escrevivendo já editado e não lançado por causa da superveniência da contagiosa “coroa” vírus, que não permite, no momento, muitos convívios e festas.

Mas Moças de Pousadas foi lançado, em princípio... “postalmente”, pelos mesmos motivos, mas é de se notar, ainda, que o contista Pedro Franco, no silêncio das “quarentenas”, não se esqueceu de agilizar... sua criativa “pena”!. Com rima ou sem rima, sorte nossa, costumeiros leitores.

Permanece, nesta obra, a facilidade do Escritor em oferecer suas histórias de um mundo adulto repleto de emoções e sentimentos, que talvez ele tenha até testemunhado ou mesmo deduzido de observações/conclusões do seu viver, fortemente incentivadas por passagens das suas vidas pessoal, familiar e profissional.

Vem daí, e isto já expliquei a ele, a minha chamada “boa inveja” na criação dos seus (muitos) textos, ele passeando tranquilamente pelos mais variados procedimentos humanos, próximos ou distantes. Neste livro considero "A levantadora", "A importância do apito da barca", "Dois na Ilha dos amores" mais próximos da sua vivência pessoal. Embora campeão municipal pelo basquete, ele nos dá boas dicas na área do... vôlei! O técnico Bernardinho que se acautele! A ilha de Paquetá é também cenário real das suas curtições marítimas. Talvez, penso, ele tenha cruzado, sem o saber, com o menino ou rapaz Domício Proença, futuro Acadêmico da ABL, então morador de lá.

A forma de escrever e as histórias a escrever estão certamente ligadas às fases da nossa vida. Assim, os enredos ficam, muitas vezes, presos às lembranças familiares e da vida adolescente. Pelo menos comigo, e o amigo Pedro já me observou o caráter “memorialístico” da maioria dos meus escritos. Não podia fugir a isto, dos acontecimentos quase traumáticos da minha infância, vividos mormente na pacata atmosfera de uma cidade interiorana (Cachoeiro-ES). Daí, a construção do meu conto seguir um modelo “escolar” de histórias da infância, mas sem deixar também de abordar situações mais tarde vivenciadas. As histórias do amigo Pedro vão diretamente deslizando sobre paisagens contemporâneas, vozes mais adultas, muitas delas, como já observei, possivelmente vivenciadas pelo Autor. E o faz com muita facilidade e felicidade, pois a nossa curiosidade de leitor é atraída permanentemente por sua narrativa desde o primeiro dos 26 textos. Só nos resta, mais uma vez, parabenizá-lo por suas arte e perspicácia literárias ...

Conta ele sempre com o incentivo permanente da esposa, Maria Helena, por sinal a responsável pela capa que protege as páginas desta edição, e que relembra os desenhos já projetados por ela na capa de Casarão e outras crônicas (2008). Parabéns duplos para os dois, pois ficamos sabendo, também, que estão festejando seus... “63 anos de... bem casados”! (pág. 05)

Sugestão final: já que o Pedro nos revelou sua admiração pelo local, podemos, dentro de um dia turístico petropolitano, dar uma parada, e conhecer a Pousada Altenhaus, em Itatiaia. Se precisado, curti-la, e servir-se, depois, dos livros da “Biblioteca Pedro Franco”, homenagem dos proprietários às fiéis 14 estadias de férias do casal naquela hospedaria.
 

Comentários podem ser enviados diretamente ao autor no email miltonxili@hotmail.com





Milton Ximenes é cronista, contista e poeta
RJ

Email: miltonxili@hotmail.com
Conheça um pouco mais de Milton Ximenes Lima



Direitos Reservados