01/03/2018
Ano 21 - Número 1.067

 

ARQUIVO
MILTON XIMENES

Venha nos
visitar no Facebook

 

Milton Ximenes Lima

 

A DESCOBERTA

 

Milton Ximenes Lima - Colunista, CooJornal



Criança ainda, era anestesiada pela magia colorida das flores. Adulto, aprisionava-as em suas incontáveis fotografias. Habituou-se a presenciá-las na sala da sua casa, testemunhas silenciosas e diárias da sua vida familiar.

Assim, quando se aposentou, começou a realmente amá-las, assumiu, como jardineiro, a condição de companheiro fiel. Dias de pensamentos, observações, leituras, conversas no mercado sensibilizaram-no, impeliram-no a selecionar várias sementes.

Levou-as cuidadosamente para o sítio, enterrou-as, acompanhou ansiosamente os minutos, os segundos do crescimento das plantas. Quando desabrocharam, não ficou muito satisfeito, pareciam-lhe que as do mercado eram mais viçosas, atraentes.

Comprou novas sementes. Só as doou ao solo após bem preparar o terreno, drená-lo, adubá-lo suficientemente.

Tempos depois, decepção... ainda não eram semelhantes às do mercado.

As sementes que lhe vendo são garantidas e têm ótima aceitação. Deve ser o clima... Nós as lançamos nas terras do sul e o senhor mora lá para os lados do norte... - observou o florista, com quem se aconselhara.

Construiu uma estufa.

Mais uma vez não conseguiu o resultado querido, aquelas cores pediam mais vivacidade. Perfeccionista, deixou-se aborrecer bastante. Afinal, ocupara apreciável área da sua propriedade com o seu experimento, preterindo cultivos outros, mais rentáveis. Não as ceifou de imediato porque compreendeu a tempo a inutilidade do gesto, reflexo do ímpeto dos seus sentidos magoados. Abandonou-as, como abandonou ao vento seus pensamentos a respeito.

Na semana seguinte um luxuoso automóvel estacionou à sua porteira, e o motorista veio chamá-lo, a madame precisava falar-lhe.

Ah, senhor, que maravilhosas estas suas flores! – opinou ela – têm cores brandas, suaves, diferentes... Descansam o olhar, transmitem tranquilidade... Há muito que as namoro ao passar por esta estrada. E hoje me veio a ideia, não resisti em conhecê-lo, porque no próximo fim de semana minha filha se casará. Quer vendê-las? Elas tornarão mais linda a igreja que escolhemos!


_____________________________________

Comentários sobre o texto podem ser encaminhados ao autor, no email miltonxili@hotmail.com  





Milton Ximenes é cronista, contista e poeta
RJ

miltonxili@gmail.com
Conheça um pouco mais de Milton Ximenes Lima



Direitos Reservados