07/10/2011
Ano 14 - Número 756


 

ENÉAS ATHANÁZIO
ARQUIVO

 

Enéas Athanázio




O CABOCLISMO DE CORNÉLIO PIRES



 

Enéas Athanázio, colunista - CooJornal

O regionalismo é a corrente literária que procura acentuar as características de determinada região, em especial aquilo que tem de diferente e pitoresco. Essa corrente se desenvolveu em todas as regiões do país, inclusive aqui no Estado, onde foi fundada por Tito Carvalho, tendo como seguidores Guido Wilmar Sassi, Edson Ubaldo, Márcio Camargo Costa, Fernando Tokarski e eu próprio. Os demais Estados sulinos também têm notáveis expoentes dessa corrente, como Simões Lopes Neto, no Rio Grande do Sul, e Júlio Perneta no Paraná.

Dentro do regionalismo existem duas tendências por assim dizer exageradas ou extremadas - o caipirismo e o caboclismo. São quase sempre formas populares do regionalismo, exagerando no exótico e mesmo no ridículo do caboclo, caricaturando-o. Para isso não hesitam em deturpar a própria linguagem com a finalidade de adaptá-la à pronúncia cabocla, procurando aproximá-la ao máximo da maneira falada pelo homem do interior. Nisso difere do verdadeiro regionalismo porque este não deturpa as palavras, dosando o uso das expressões locais dentro de uma linguagem correta. Outros autores transformam o caboclo em símbolo ou herói nacional, o célebre caboclo forte e destemido, de camisa aberta ao peito e chapéu esbatido na testa. É o caso do famoso “Juca Mulato”, de Menotti Del Picchia, o poema mais publicado da literatura nacional. Entre os caipiristas ou caboclistas destacaram-se Valdomiro Silveira, Cornélio Pires e Júlio Perneta, para referir apenas os mais expressivos.

Cornélio Pires (1884/1958), nascido em Tietê, no Estado de São Paulo, teve uma vida deveras movimentada, entregando-se a inumeráveis atividades, e publicou numerosos livros, destacando-se como intérprete autêntico do caboclo, em especial do vale daquele rio paulista, sempre presente em sua obra. Gravou uma centena de discos e fez numerosas conferências. Seus contos, ou “causos”, são típicas narrativas interioranas, retratando a vida do caboclo, seus usos e costumes, suas lutas e seu trabalho e, acima de tudo, tentando registrar o modo de falar daquele povo. Em suas histórias explora com perfeição a figura do caboclo, suas ações e reações, alegrias e sofrimentos, seus gostos e seu modo de vida. Não faltam momentos trágicos e carregados de humor. Afirma-se que suas conferências, caricaturando o caboclo, eram divertidas e criativas.

Esquecido, como tantos escritores nacionais, Cornélio Pires acaba de receber significativa homenagem da Confraria dos Bibliófilos do Brasil (CBB), entidade que congrega os amantes do livro e tem sede em Brasília. Como o mais recente título das Edições da Confraria, série paralela às publicações normais, deu a público o volume “Risos e lágrimas e outros causos de Cornélio Pires”, antologia reunindo dez contos selecionados do autor e com magníficas ilustrações especiais de Natanael Longo de Oliveira. Em tamanho grande, com capa dura e sobrecapa, o volume é esmerada obra gráfica, como costumam ser as edições da entidade. E os contos nele reunidos constituem alguns dos melhores momentos da obra de Cornélio Pires, revelando o conhecedor da gente retratada, o observador atento e sensível, capaz de captar fiapos de vida que sabia transformar em histórias interessantes e movimentadas. Alguns de seus personagens se tornaram conhecidos e ganharam vida própria, entre eles Totó dos Campos, morador no Rio Acima, “home bão inté ali, mas insuportave de genioso” e que, como “os home de otros tempo, era mais brabo e esquentado.” E com tal temperamento, Totó dos Campos era capaz das maiores brutalidades contra si próprio, muitas das quais ficaram gravadas na memória coletiva e foram transportadas para o livro. Por tudo isso, a leitura de Cornélio Pires é sempre viva e divertida.

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(07 de outubro/2011)
CooJornal no 756


Enéas Athanázio,
escritor catarinense, cidadão honorário do Piauí
e.atha@terra.com.br
Balneário Camboriú - SC

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